Gestantes podem se ver enfrentando um incômodo recorrente e bem característico: o desconforto ao urinar, da famosa Infecção Urinária na Gravidez.
Esse desconforto é decorrente por conta da vontade de urinar constante gerada pela gestação, e é um sinal claro de infecção urinária. Você sabia que quando não tratada, essa condição pode prejudicar sua gravidez seriamente? Leia este artigo e se informe.
Infecção Urinária na Gravidez: O que é?
A uretra, que é o canal responsável pelo transporte da urina para fora do corpo, vez ou outra é invadida por bactérias, vírus ou fungos que infectam o canal urinário e provocam uma infecção que gera ardência ao urinar e dor nos rins.
Infecção Urinária na Gravidez
Causas
Durante a gravidez, o canal da uretra se alarga e a pressão do útero pode provocar urina estagnada. Como a urina de gestantes tende a ser mais rica em nutrientes, essa urina estagnada é mais propensa à uma cultura de bactérias.
Complicações
Há duas complicações sérias causadas pela infecção urinária. A primeira é chamada pielonefrite, que se trata de uma infecção que atinge os rins. Esse é um caso grave de infecção e se não tratada a tempo pode levar à falência múltipla de órgãos. Ela é causada quando as bactérias que colonizaram o canal urinário ou a bexiga ascendem aos rins e os atacam.
A outra complicação é que a infecção urinária, quando não tratada, pode tornar a sua gestação em uma gravidez de risco e provocar morte do feto até três meses ou mesmo problemas de baixo peso ao nascer.
Ou seja um pré-natal bem feito e a observação de fatores de risco podem impedir esse tipo de problema. Alguns dos fatores de risco são:
- Em primeiro lugar, possuir mais de três filhos;
- Em segundo lugar, ter diabetes;
- Além disso, ter histórico de infecções urinárias frequentes antes da gravidez.
Se a infecção não for tratada corretamente, o risco é que ela persista mesmo após o nascimento da criança.
Portanto, provocando lesões nos rins, trazendo seu mau funcionamento.
Sintomas
Por exemplo:
- Frequente vontade de urinar;
- Dificuldade em conter a urina;
- Vontade de urinar mesmo sem a bexiga estar cheia;
- Peso na região da bexiga;
- Ardência ou até dor ao urinar;
- Sangue na urina;
- Dor no sexo.
Diagnóstico
O diagnóstico da infecção urinária é feito através de um exame simples de urina. O médico deve requisitar um exame tipo I e de urocultura no pré-natal ou em qualquer momento da gravidez em que considerar que há esse risco.
Tratamento
Em primeiro lugar, o tratamento é realizado com antibióticos, mesmo quando não se apresentam sintomas. A infecção pode estar apenas no início, e o quanto antes tratada, melhor. Após uma semana de tratamento com o remédio indicado, repete-se o exame de urina para ter certeza de que não há mais infecção.
Gestantes que tem manifestação constante de infecções urinárias podem ter que fazer tratamento profilático até o fim da gravidez, desde que indicado pelo obstetra. Para quem tem medo de que os antibióticos possam prejudicar o feto, saiba que o mercado contém diversas drogas seguras para combater esse tipo de infecção com eficácia sem atingir a criança.
Leave a Comment